A fascite plantar é uma inflamação de uma parte concreta do revestimento que conecta o osso do calcanhar aos dedos do pé. O principal sintoma nos indivíduos que sofrem dessa doença é dor intensa próxima do calcanhar.

Essa manifestação dolorosa possui a possibilidade de ser mais elevada de manhã. Então, a fisioterapia domiciliar para fascite plantar é recomendada para resolver esse problema, já que vai realizar exercícios que permitem o alongamento da fáscia plantar, dos músculos da panturrilha e também do tendão de Aquiles.

Além disso, o ortopedista deve ser consultado para indicar o melhor formato de palmilha para também ajudar no tratamento e na amenização da dor.

Saiba mais no texto a seguir.

Fisioterapia domiciliar para fascite plantar: Encontre os melhores profissionais

Está procurando fisioterapia domiciliar para fascite plantar? Então saiba que a Gerf pode te ajudar, pois a clínica trabalha com os melhores profissionais, além de oferecer tratamentos benéficos para todos.

Muitos brasileiros sofrem diariamente com dores no corpo, seja na coluna, articulações ou parte específicas, como costas, pés e lombar. A dor pode ser fator de muitos problemas, mas para tratar da melhor maneira, a fisioterapia domiciliar é a melhor opção.

O que é fascite plantar?

A fascite plantar, também conhecida como síndrome da dor no calcanhar, é uma condição marcada pela sensibilidade extrema no calcâneo e ao longo de toda a fáscia plantar do pé. A dor é mais intensa pela manhã ou após longos períodos com os pés suspensos.

Essa doença pode ser desencadeada por muitos motivos, sendo mais comum devido a processos inflamatórios e degenerativos, alterações biomecânicas, anatômicas do arco plantar até o sobrepeso e uso de calçados desconfortáveis.

Devido à grande variedade de causas, sua prevalência é alta. Estima-se que 10% da população mundial tenha ou terá a síndrome em algum momento de suas vidas, principalmente entre as idades de 40 e 60 anos.

Quais as causas da fascite?

Graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto, a fáscia plantar ajuda a manter a flexibilidade do pé firme. A causa exata da condição pode ser variada, e na grande maioria dos casos, a dor forte é causada pelo estiramento plantar excessivo da fáscia ou pela repetição de microtraumatismos nessa estrutura.

As principais causas dessa condição, até agora descobertas, são:

  • Excesso de peso;
  • Uso de calçados inadequados;
  • Atividade que utiliza o pé com frequência, como (correr, saltar, ballet e dança);
  • Pessoas que ficam em pé por muito tempo;
  • Idade;
  • Pé cavo/ plano/padrões anômalos de marcha;
  • Diminuição da dorsiflexão do tornozelo (menor que 0º);
  • Retração dos músculos gastrocnêmio-solear e isquiotibiais;
  • Secundária a doenças inflamatórias sistémicas.

Qual o melhor tratamento para fascite plantar?

Existem muitos tratamentos que podem ser feitos para diminuir as dores causadas pela fascite. Dentre elas, a fisioterapia é a melhor opção, pois trabalha com inúmeras técnicas.

Conheça as principais técnicas a seguir:

  • Alongamento;
  • Terapia manual;
  • Deslizamento miofascial;
  • Aplicação de laser;
  • Ultrassom;
  • Massagens;
  • Eletroestimulação;
  • Acupuntura;
  • Entre outros.

Quais os benefícios dos exercícios para fascite plantar?

Quem tem fascite plantar deve procurar por exercícios ou técnicas capazes de aliviar as dores agudas.

Os benefícios dos exercícios bem executados incluem redução da inflamação, melhora do alongamento do pé e diminuição da contração muscular na região. Como resultado, a dor tende a diminuir consideravelmente.

Portanto, não tenha dúvidas. Se precisar de ajuda de profissionais da saúde, deve contar com a ajuda de clínicas confiáveis, como a Gerf, que atua há muitos anos no segmento e oferece os melhores tratamentos aos seus pacientes.

Procurando fisioterapia domiciliar para fascite plantar?

Conte com a Gerf Fisioterapia e encontre tratamentos completos para sua saúde e para quem mais ama.

Só na Gerf Fisioterapia você vai encontrar: fisioterapia esportiva, fisioterapia ortopédica, fisioterapia domiciliar para fascite plantar, pilates e muito mais.

A Gerf atua no segmento desde 2009 e é reconhecida por oferecer cuidados completos para quem precisa, além de contar com os melhores profissionais do mercado e oferecer um atendimento humanizado e com muita dedicação.

A companhia possui duas unidades, uma em Morumbi e outra em Higienópolis, ambas em São Paulo e é altamente recomendada nas regiões, pois conta com profissionais qualificados para a realização dos procedimentos.

Portanto, não perca mais tempo. Entre em contato agora e agende uma visita!

Entre em Contato